Alimentação na Gestação Durante o período gestacional ocorrem constantes mudanças fisiológicas e psicológicas.

Desta forma, torna-se essencial o acompanhamento multidisciplinar pré-natal, visando à saúde tanto da mãe quanto do bebê.

O acompanhamento nutricional tem como objetivos:
  • Auxiliar na prática de hábitos alimentares saudáveis
  • Avaliar o estado nutricional da gestante
  • Calcular a quantidade de peso saudável que a gestante deverá ganhar durante toda a gestação
  • Acompanhar o ganho de peso durante a gestação
  • Garantir adequado aporte nutricional para mãe e bebê
  • Auxiliar quando ocorrer náuseas, vômitos, desconforto intestinal entre outros

O ideal é que o acompanhamento inicie-se no primeiro trimestre de gestação. Nesta fase ocorre o desenvolvimento dos órgãos do sistema nervoso (cérebro), estrutura esquelética (dedos dos pés e mãos, coluna, pescoço) e formação de ossos e cartilagens do feto

A alimentação neste período deve:
Primeiro Trimestre - Alimentação variada
- Alimentação fracionada
- Ingerir alimentos ricos em proteínas (carnes, leite e derivados, feijão, lentilha, soja, entre outros)
- È importante a ingestão de leite e seus derivados, pois são ricos em cálcio
- Carboidratos (pães, massas, trigo e derivados) devem ser consumidos, porém na quantidade adequada. Prefira os cereais integrais
- Frutas, verduras e legumes devem ser consumidos. É importante a variedade para garantir boa oferta de todos as vitaminas e minerais

Neste período são comuns os sintomas de náuseas e vômitos. Algumas orientações nutricionais auxiliam na melhora dos sintomas:
  • Evitar muitas horas em jejum (sem se alimentar)
  • Realizar refeições fracionadas (várias vezes ao dia e em menor quantidade)
  • Evitar alimentos muito condimentados ou que contenham forte odor
  • Alimentos gordurosos e frituras podem propiciar o aumento dos sintomas
  • Evitar a ingestão de líquidos durante as refeições
  • Evitar deitar-se após as refeições
Alguns outros sinais e sintomas são comuns ao período gestacional. Veja quais são e o que se pode fazer para amenizá-los:

Sinais e Sintomas O que fazer?
Azia - Realizar refeições fracionadas
- Evitar chá mate e preto, café.
- Identificar os alimentos que mais causam desconforto
- evitar bebidas gaseificadas
- Evitar alimentos gordurosos
Aumento da Salivação - Realizar refeições fracionadas - Evitar alimentos muito condimentados
Obstipação Intestinal e Gases - Aumentar a ingestão de líquidos entre as refeições
- Aumentar a ingestão de alimentos integrais
- Aumentar a ingestão de frutas e verduras cruas e com casca quando possível
- Evitar alimentos que causam mais flatos
- Verificar alguma intolerância pessoal a algum tipo de alimento.
- Praticar algum tipo de atividade física melhora o funcionamento intestinal e ameniza os gases
Fraqueza e/ou desmaios - Realizar refeições fracionadas
- Evitar jejum
Sensação de empachamento - Realizar refeições fracionadas
- Diminuir o volume de cada refeição
- Mastigar bem os alimentos
- Evitar a ingestão de líquidos durante as refeições
- Não realizar as refeições trabalhando, vendo TV ou no computador

* A prática de atividade física com o acompanhamento médico e de um profissional especializado auxilia na redução dos sintomas, além de ser saudável para a mãe e para o bebê.


Durante o segundo trimestre e o terceiro trimestre de gestação o bebê continua a crescer e se desenvolver. As necessidades de vitaminas, minerais e proteínas devem ser monitoradas e atendidas com uma alimentação balanceada, a fim de evitar deficiência de algum nutriente na mãe e prejudicar a gestação e a saúde do bebê.


As fontes de proteínas devem ser variadas:
  • Origem animal: carne vermelha, frango, peixe, leite e seus derivados.
  • Origem vegetal: soja, feijão, lentilha, grão de bico.

As fontes de vitaminas e minerais devem ser variadas:
  • Diversificar o consumo de verduras e legumes
  • Dar preferências aos legumes e verduras crus
  • Variar o consumo de frutas
  • Consumir frutas cítricas (possuem vitamina C – importante para melhorar a defesa imunológica e aumentar a absorção de ferro)

- O consumo de água deve manter-se entre 1,5 a 2,0 litros/dia
- A prática de atividade física deve ser mantida, quando autorizada pelo médico
- Manter uma alimentação fracionada e com menor volume
- Tomar sol ajuda na produção de Vitamina D – auxilia na fixação do cálcio nos ossos

O acompanhamento nutricional visa, durante toda a gestação, suprir as necessidades da mãe e do bebê, auxiliando na escolha correta dos alimentos, hábitos alimentares saudáveis, acompanhando o estado nutricional da mãe e o crescimento do bebê.

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