Magnésio O magnésio é encontrado no organismo em grande quantidade distribuído entre os ossos, músculos, tecidos moles, entre outros:
  • Ossos
  • Músculos
  • Tecidos moles
  • Líquidos extracelulares


Função Absorção Fontes
- Participa de diversas reações
- Participa da produção de energia
- Participa da lipólise
- Participa da oxidação dos ácidos graxos
- Participa da contração muscular
- Participa da coagulação sangüínea
- Participa do sistema imunológico
- Excesso de cálcio pode prejudicar a absorção de magnésio
- Altas concentrações de sódio e cálcio estimulam a excreção de magnésio pela urina.
- Dietas hiperprotéicas aumentam a necessidade de magnésio e podem elevar a excreção pela urina.
- Dietas hipoprotéicas diminuem a absorção de magnésio.
- Dietas ricas em gorduras inibem a absorção de magnésio
- Dietas ricas em carboidratos e em lactose ajudam na absorção do magnésio

- Cereais integrais
- Castanhas
- Chocolate
- Vegetais e frutas
- Água potável e mineral (depende da fonte)
- Sementes
- Leguminosas



A carência de magnésio no organismo pode causar agitação, anemia, extremidades do corpo geladas, variações da pressão sangüínea (hipo ou hipertensão) insônia, náusea, vômito, tremores musculares, pedra nos rins e taquicardia.

O excesso deste no organismo pode causar vermelhidão na pele, fraqueza muscular, náusea, falta de ar, boca seca e sede crônica.
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Retorno Minerais

Cálcio

Cobre

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Magnésio

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Sódio

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