Micronutrientes Os alimentos são fontes de vários nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. As vitaminas e os minerais são nutrientes essenciais, porém devem ser consumidos em menor quantidade comparados com os Macronutrientes e por isso são denominados como Micronutrientes.

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Vitaminas
As vitaminas são nutrientes muito importantes para o funcionamento do organismo, sendo que a maior parte delas são obtidas através da ingestão de uma alimentação equilibrada......
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Minerais
Os minerais representam cerca de 4 a 5% do peso corpóreo ou 2,8Kg em um homem de 70Kg. Cerca de metade desse peso corpóreo é cálcio e outro quarto é fósforo. O restante é de sódio, potássio, ferro, etc.....
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Macronutrientes Os alimentos são fontes de vários nutrientes importantes para o organismo. Os carboidratos, as proteínas, os lipídeos e as fibras devem ser ingeridos em maior proporção que os demais e por isso são denominados como Macronutrientes.

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Carboidratos
O papel principal é fornecer energia para as células. Podem também ser chamados de hidratos de carbono, glicídios, ou até mesmo de açúcares. Esta denominação está relacionada com sua estrutura química, uma vez que são compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio.
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Proteínas
As proteínas de origem animal ou vegetal tem como principal função formar estrutura no organismo. Ela é responsável pela formação de massa magra (músculo), pele, unhas, cabelos, entre outros
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Lipídeos
Os lipídios, mais conhecidos como gorduras, são essenciais na alimentação.
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Fibras
As fibras alimentares até a década de 70 eram consideradas como resíduos, celulose e até como irritantes do intestino e parte não importante do alimento.
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Vitaminas

Minerais

Carboidratos

Proteínas

Lipídeos

Fibras

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