top of page

Exame de Calorimetria

“Já tentei vários tratamentos e não emagreço”
“Só de olhar a comida já engordo”
“Ela é magra de ruim”

Certamente você já ouviu alguém dizer uma dessas frases, não é mesmo?

Para muitas pessoas o corpo parece ajudar ou atrapalhar na manutenção do peso ou no alcance de um resultado específico, como o ganho de massa magra por exemplo.

Mas como saber, de verdade, se o organismo está funcionando da maneira esperada? Ou qual a quantidade de energia que ele gasta para manter a respiração, digestão, entre outras atividades?

Hoje já existem recursos que auxiliam nesta análise e tornam a avaliação completa e a conduta muito mais precisa.

O exame de Calorimetria Indireta em Repouso avalia o gasto calórico basal, ou seja, a quantidade mínima de calorias que o organismo necessita para manter suas funções básicas.

Trata-se de um exame rápido (duração de 20 minutos) e indolor, em que o indivíduo permanece em repouso (sentado ou deitado), com o nariz tampado e respira - naturalmente - através de um bocal. Este bocal, fica conectado ao aparelho, que mensura a quantidade de oxigênio inspirado e expirado. Pelo fato de existir uma constante entre consumo de oxigênio e produção de gás carbônico, torna-se possível avaliar com  precisão quantas calorias o corpo gasta.

É necessário que o paciente esteja em repouso, em ambiente calmo e completamente relaxado.  Nas horas que antecedem o exame, sugerimos que evite o consumo de grandes refeições, atividade física intensa e uso de estimulantes (cafeína, por exemplo), uma vez que situações como essa podem gerar alterações no resultado.

Temos esta tecnologia disponível nas unidades Vila Nova Conceição / Anália Franco / Jabaquara.

Agende o seu! 

bottom of page